segunda-feira, 27 de junho de 2011

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS

 REFLEXÕES SOBRE OS VÍDEOS
Cena do filme Kutoja: A última tricotada
www.youtube.com/watch?v=M6ZjMWLqJvM

O vídeo traz  a animação de uma mulher, fazendo tricô, o foco do filme é uma reflexão sobre o comportamento, na animação - ação repetida, sem reflexão, de maneira isolada e totalmente centrada.
Muitas vezes apresentamos esse comportamento, não prestamos atenção nas coisas ao nosso redor, não percebemos coisas simples de nosso coitidiano e vivemos fazendo sempre as mesmas ações sem possibilidades de inovação, reflexão  e abertura para o novo.
As tecnologias vieram para romper barreiras e mostrar novas formas de se trabalhar.

Vídeo Takagi Masakatsu - Coieda
www.youtube.com/watch?v=0S0xlbYcis0

O vídeo COIEDA, trabalha as formas geométricas, as cores, o som, os movimentos e as imagens que se misturam integrando-se de forma harmônica. Isso é possível porque as tecnologias digitais possibilitam novas maneiras de criação.

Vídeo
www.youtube.com/watch?v=bx0riUDC17Q

Neste vídeo o rapaz demonstra conhecimento musical e usa balões para produzir sons semelhantes a vozes. Um trabalho que faz uso de originalidade e criatividade.

Vídeo "O PASSO"

www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=L3XlxbNxjqg

O vídeo "O PASSO" mostra equilíbrio, sincronismo entre os participantes, cada um sabe de sua importância e contribuição para que o número aconteça.  Levar todas essas ações para o ambiente escolar não é tão simples, requer envolvimento de todo grupo, cada um fazendo sua tarefa para resultar no todo, as atividades serão diferenciadas, porém com o mesmo propósito.
Ao assistir esses vídeos me diverti  e aprendi a identificar o uso de várias mídias e também como é possível levar para a sala de aula todas essas experiências.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cursistas:
Fabricia Carvalho
Márcia H. Mafra
Rosimeire C. Silva Mafra

2.7-C- Avaliação da atividade desenvolvida- Leitura de fábulas pela internet

A proposta da atividade envolveu a maioria dos alunos, uma vez que já se encontravam motivados devido ao desenvolvimento do projeto “Estranho ou fabuloso” (biblioteca), foi um recurso mais atrativo e novo por causa do uso de links.
Todas as atividades desenvolvidas no laboratório tem caráter de descoberta, são mais estimulantes.
Quanto a preparação dos alunos o 3º ano precisa acessar mais o blog e mesmo a internet para terem mais autonomia e a participação ser mais proveitosa. A autonomia e o uso mais constante da internet pelos alunos do 4º e 5º anos, propiciaram melhor aproveitamento da atividade e descobertas dentro do próprio blog.
Todos os anos participaram das atividades com fábulas no laboratório, através de cd's ouvindo e assistindo, colorindo os personagens, jogos de memória, quebra-cabeças e outros.
É uma atividade muito rica e possibilita trabalhar várias atividades de escrita.
Em nossa opinião o que foi considerado como grande aprendizagem foram as descobertas, o reconhecimento e o acesso a outros links dentro do blog.

Cursistas:
Fabricia Carvalho
Márcia H. Mafra
Rosimeire C. Da Silva Mafra

2.7-A-B- Desenvolvimento da atividade- Leitura de fábulas pela internet
A execução da atividade ocorreu de forma tranquila, por ser uma atividade complementar ao projeto “Estranho ou fabuloso” desenvolvido pela professora de uso da biblioteca, o qual os alunos estão participando e conhecem esse gênero. Todos são incentivados a conhecer variados gêneros literários para participar dos enigmas e desafios que são propostos pelo projeto.
Por ser uma atividade realizada através do blog da escola que lhes é familiar, os alunos do 4º e 5º anos que são autônomos, não tiveram dúvidas.
Acharam interessante o nome e o significado de link.
Os alunos do 3º ano apresentaram certa dificuldade no acesso ao blog, por serem mais dependentes, necessitaram de ajuda e intervenções, mas se encantaram com as fábulas que não conheciam.
Os 4º e 5º anos sugeriram criar uma nova moral para as fábulas que não conheciam e alguns comentaram no próprio blog ou simplesmente expressaram oralmente na roda de reflexão.
Acabaram descobrindo vários links dentro do blog, como os sites e até visitaram blogs de outras escolas da Rede Municipal.
A realização da atividade tornou-se mais interessante porque os próprios alunos fizeram todas as ações, desde acessar o navegador, utilizar a barra de endereços, conhecer um link e utilizá-lo na execução, saber voltar ao índice para ler outras fábulas, refletir sobre a fábula indicada e outras que lhes interessaram, bem como relatar oralmente e no blog suas criações (uma nova versão para a moral).
A descoberta e o acesso a outros links no blog foi considerado uma grande aprendizagem.